Nesta página descrevemos o que é e como se joga cada regra praticada na Zona Sul.
O que não impede de forma alguma a prática de qualquer outra regra.
Popularmente conhecida como "Regra Baiana", possui duas vertentes ("Liso", onde os botões são lisos por baixo, e "Livre", onde os botões são cavados por baixo) e é a modalidade há mais tempo organizada.
A abrangência da modalidade é nacional, embora a vertente "Liso" tenha maior concentração nos estados do nordeste e Espírito Santo e a vertente "Livre" no Sul e Sudeste.
Além disso talvez seja a modalidade que exija maior técnica, habilidade e raciocínio do jogador.
A primeira Associação dedicada a esta Regra foi estabelecida em 1959, em Alagoinhas (BA), permanecendo em atividade ininterrupta até os dias de hoje.
A bola de jogo é um cubo confeccionado em acrílico ou material semelhante e conhecido por "dadinho". Cada face do cubo mede 0.6mm x 0.6mm e o seu peso varia entre 0,1 e 0,3 g.
Suas faces devem ser lisas, sem saliências, sem nenhum tipo de adesivo ou decalque, não sendo permitido nenhum tipo de marcação.
Os jogadores são discos circulares, semelhantes a botões com diâmetro máximo de 60 mm e mínimo de 35 mm, e sua altura máxima de 1 cm, podendo ser de qualquer cor ou combinação de cores, de qualquer material, com exceção metal e vidro.
Os botões de uma mesma equipe poderão ser de tamanhos diferentes, como também, poderão ser de cores diferentes entre si, porém todos devem estar numerados.
Cada botão somente poderá dar no máximo 3 (três) toques consecutivos ("palhetadas") individualmente e cada equipe somente poderá dar no máximo 9 (nove) "palhetadas" coletivas, devendo até o 9º (nono) toque obrigatoriamente ser um chute ou arremesso ao gol, caso não ocorra, no local aonde o "dadinho" parar, será efetuada uma cobrança de falta indireta.
Revisão da Regra feita em 2021
Guia Rápido da Regra Dadinho (feita pelo André Luis Araújo do ASCADE/BSB)
Popularmente conhecida como "Regra Paulista", cada partida tem a duração de 20 (vinte) minutos e é disputada em 2 (duas) fases de 10 (dez) minutos, com intervalo máximo de 5 (cinco) minutos entre a primeira e segunda fases.
Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 12 (doze) toques, sendo que se até o 12º toque não houver chute a gol, será punido com tiro livre indireto cobrado do local onde a bola estiver estacionada.
Cada botão, obedecido o limite coletivo de 12 (doze) toques, terá direito a 3 (três) toques ou acionamentos consecutivos.
Se ocorrer um quarto acionamento consecutivo, será punido com tiro livre indireto cobrado onde ocorreu o toque excedente.
Comparativo Regra Anterior X Revisão de 2022
Popularmente conhecida como regra Carioca, cada partida tem a duração de 40 (quarenta) minutos com 2 (dois) tempos de 20 minutos, e intervalo de 5 (cinco) minutos entre o primeiro e segundo tempo.
Estando um jogador com a posse de bola, este terá direito a um limite coletivo de 3 (Três) toques, sendo que no segundo lance deverá passar a bola a outro botão , para ter direito ao 3º toque.
O chute a gol só é permitido quando seu primeiro lance for executado no campo de ataque.
Os jogadores são discos circulares, semelhantes a botões com diâmetro máximo de 60 mm e mínimo de 45 mm, e sua altura máxima de 1 cm, podendo ser de qualquer cor ou combinação de cores, sendo confeccionados em acrílico, paladon, resina ou algo similar.
Os botões de uma mesma equipe poderão ser de tamanhos diferentes, porém padronizados seguindo uma mesma uniformidade, e todos devem estar numerados.